Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação e Superpopulação Relativa: Notas sobre a Re(Produção) Escolar no Capitalismo Brasileiro

2010; UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15600/2238-121x/comunicacoes.v17n2p21-31

ISSN

2238-121X

Autores

Deisiane Souza,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Resumo Este artigo trata da relação entre educação e superpopulação relativa.Tal conceito, desenvolvido por Marx para explicar a relação entre a pobreza e a acumulação capitalista, não tem sido explorado nas análises educacionais marxistas.O presente trabalho faz uma caracterização de tal categoria e expõe suas formas de manifestação atuais, com base nas três modalidades clássicas (latente, estagnada e flutuante), além do pauperismo e do lumpemproletariado.A partir do estudo do caso brasileiro, analisa como se processa a produção e a reprodução escolar do exército de operários de reserva no capitalismo.Em seguida, tece algumas considerações sobre alguns dados educacionais para fundamentar o caráter de classe da inserção escolar no ensino básico e superior no Brasil.Para tanto, apresenta uma análise crítica do acesso à escolaridade no país, tendo como base diferentes clivagens (ensino público e privado, ensino diurno e noturno, educação de jovens e adultos, etc.).Dialogando com as teorias liberais e crítico-reprodutivistas,

Referência(s)