Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Qual universidade para qual sociedade?

2016; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 7; Linguagem: Português

10.15628/holos.2016.4971

ISSN

1807-1600

Autores

Ângelo Brigato Ésther,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A universidade é uma das instituições mais duradouras da história, embora ela venha se transformando ao longo dos séculos, desde sua criação original na Europa, nos idos do século XI. A despeito de sua longevidade, nem sempre sua existência foi inquestionável, pois, em diversos momentos, as sociedades, os governos e os Estados colocaram em xeque a necessidade de sua permanência e de sua forma organizativa. Neste sentido, entendemos que as políticas educacionais compreendem parte do repertório de iniciativas e de regulações que visam a articulação entre aquelas esferas, sobretudo quando pensamos acerca de qual é a concepção que se tem acerca da educação superior e suas finalidades sociais e econômicas. Para além dos discursos, mas, necessariamente, a eles associados, decisões concretas e pragmáticas precisam ser tomadas, como, por exemplo, prioridades quanto à distribuição de recursos públicos. Assim, procura-se problematizar a universidade tendo em vista sua articulação com o Estado, com o governo e com a sociedade, tendo em conta as diversas demandas, expectativas, necessidades dos diversos atores sociais.

Referência(s)