
Aceitação da utilização de metodologias ativas nos estágios no SUS por discentes da graduação e pós-graduação em Odontologia
2016; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.30979/rev.abeno.v16i1.224
ISSN2595-0274
AutoresWellington Mendes Carvalho, Patrícia Tiemi Cawahisa, Paula Cabrini Scheibel, Juliana Nunes Botelho, Raquel Sano Suga Terada, Najara Barbosa da Rocha, Luíz Fernando Lolli, Mitsue Fujimaki,
Tópico(s)Innovations in Medical Education
ResumoO objetivo do estudo foi avaliar a aceitação da utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem nos estágios no SUS (Sistema Único de Saúde) por discentes da graduação e pós-graduação em Odontologia. Foi realizada uma pesquisa de opinião, com análise de dados de forma quanti-qualitativa. Para tanto, 30 estudantes de graduação e 10 de pós-graduação responderam a um questionário semiestruturado contendo perguntas relativas às suas experiências com esta metodologia. Os dados revelaram que 67% dos estudantes de graduação e 70% da pós-graduação nunca haviam entrado em contato com metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Houve satisfação com a metodologia adotada, aprovada pela totalidade dos alunos. As metodologias ativas mostraram-se como alternativas didático–pedagógicas viáveis, com aceitação entre os estudantes de graduação e pós-graduação, estando em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Odontologia no Brasil.
Referência(s)