Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Aceitação da utilização de metodologias ativas nos estágios no SUS por discentes da graduação e pós-graduação em Odontologia

2016; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30979/rev.abeno.v16i1.224

ISSN

2595-0274

Autores

Wellington Mendes Carvalho, Patrícia Tiemi Cawahisa, Paula Cabrini Scheibel, Juliana Nunes Botelho, Raquel Sano Suga Terada, Najara Barbosa da Rocha, Luíz Fernando Lolli, Mitsue Fujimaki,

Tópico(s)

Innovations in Medical Education

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a aceitação da utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem nos estágios no SUS (Sistema Único de Saúde) por discentes da graduação e pós-graduação em Odontologia. Foi realizada uma pesquisa de opinião, com análise de dados de forma quanti-qualitativa. Para tanto, 30 estudantes de graduação e 10 de pós-graduação responderam a um questionário semiestruturado contendo perguntas relativas às suas experiências com esta metodologia. Os dados revelaram que 67% dos estudantes de graduação e 70% da pós-graduação nunca haviam entrado em contato com metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Houve satisfação com a metodologia adotada, aprovada pela totalidade dos alunos. As metodologias ativas mostraram-se como alternativas didático–pedagógicas viáveis, com aceitação entre os estudantes de graduação e pós-graduação, estando em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Odontologia no Brasil.

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