Artigo Produção Nacional

Treinamento de sujeitos hemiparéticos em tarefas virtuais utilizando o Nintendo Wii

2016; Convergences Editorial; Volume: 14; Issue: 5 Linguagem: Português

10.33233/fb.v14i5.416

ISSN

2526-9747

Autores

Fernando Amâncio Aragão,

Tópico(s)

Cerebral Palsy and Movement Disorders

Resumo

A capacidade de controle postural de indiví­duos com quadro motor de hemiparesia está comprovadamente alterada, aumentando a propensão a quedas e elevando de forma exponencial a fragilidade desses indiví­duos. Existem diversos sistemas de realidade virtual desenvolvidos especialmente para reabilitação e treinamento de deficiências motoras, com o intuito de prevenir possí­veis quedas, cuja eficácia vem sendo recentemente estudada e resultados motivantes têm sido encontrados. Com isso, o objetivo do estudo foi realizar uma avaliação seguida de um programa composto por 10 sessões em 5 semanas de treinamento do controle postural de indiví­duos hemiparéticos utilizando o console de jogos de baixo custo, Nintendo Wii Fit®, e reavaliar a fim de verificar os efeitos no tempo de uma tarefa que exigia deslocamentos no sentido médio-lateral e ântero-posterior. O mesmo foi feito com adultos jovens sem sequelas neurológicas para comparar diferenças de comportamento entre os grupos. Os resultados demonstram que o programa de treinamento foi eficaz e tanto os indiví­duos hemiparéticos quanto os adultos jovens reduziram o tempo de execução das tarefas propostas, demonstrando melhora na performance da tarefa. Quanto í comparação entre os grupos, os adultos jovens foram mais velozes, porém o grupo de hemiparéticos reduziu o tempo de execução proporcionalmente de forma mais pronunciada.Palavras-chave: aprendizado, hemiparesia, reabilitação, jogos de ví­deo.Â

Referência(s)
Altmetric
PlumX