
ENgAGED: Um Processo de Desenvolvimento de Jogos para Ensinar Computação
2016; Linguagem: Português
10.5753/cbie.sbie.2016.380
ISSN2316-6533
AutoresPaulo Eduardo Battistella, Christiane Gresse von Wangenheim,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO uso de jogos educacionais para o ensino de computação vem se mostrando uma estratégia instrucional eficaz, que conduz os alunos à uma aprendizagem ativa e divertida. Neste contexto, o artigo apresenta ENgAGED um processo para desenvolver sistematicamente jogos educacionais. O processo baseia-se na integração da literatura existente com design instrucional e design de jogos. O processo é direcionado para professores ou alunos que desenvolvem jogos para o ensino de computação na graduação. O processo foi avaliado por um painel de especialistas. De modo geral, os especialistas consideraram o processo não ambíguo, consistente, completo, compreensível, correto, flexível, útil e com boa usabilidade.
Referência(s)