Carta do Editor (V.5 N.2 2016)
2016; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2237-3713
Autores Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA partir deste numero os Artigos da RTA passam a ter o DOI (Digital Object Identifier). Esta importante melhoria e devida a iniciativa dos Professores Tomas de Aquino Guimaraes, Diretor-Presidente e Rogerio H. Quintella, Diretor de Comunicacao e Publicacoes da ANPAD, que possibilitaram que esta prestigiosa Associacao passasse a fazer a atribuicao gratuita de DOI aos periodicos que compoem o SPELL – Scientific Periodicals Eletronic Library. O DOI e uma identificacao numerica para conteudo digital, como livros, artigos eletronicos e documentos em geral desenvolvida pela Associacao de Publicadores Americanos (AAP). Como Editor da RTA nao posso deixar de agradecer a importante iniciativa dos dirigentes da ANPAD e expressar meu reconhecimento pelo trabalho e dedicacao de Luciane Kato Kiwara, assistente editorial dos Periodicos Anpad. Este segundo volume de 2016 contem quatro trabalhos, sendo o primeiro de Cesar Enoki que aborda a integracao de processos com uso intensivo de tecnologia da informacao, com vistas a prover maior flexibilidade e agilidade nas operacoes. O termo Solucao de Business Process Management, ou abreviadamente BPMS (Business Process Management System), diz respeito a plataforma tecnologica para a realizacao das iniciativas de integracao e gestao dos processos de negocio neste contexto. Enoki desenvolveu um modelo de avaliacao com o uso da tecnica AHP (Analytic Hierarchy Process), que permite identificar e relacionar as caracteristicas funcionais de uma solucao BPM com os objetivos de desempenho na visao do gestor do negocio. O segundo trabalho versa sobre risco e retorno de uma carteira de acoes e e de autoria de Lucas Lippi Tiossi e Marcos Piellusch. O trabalho tem por objetivo analisar o comportamento de uma carteira de acoes composta atraves das empresas listadas na BM&FBOVESPA com GIT (grau de incorporacao tecnologica) elevado, buscando comparar os resultados obtidos com os principais indices do mercado, verificando de forma conjunta os patamares de risco encontrado. Atraves dos estudos realizados, foi possivel observar que no ano de 2014 o comportamento das empresas e da carteira composta com as empresas de maior GIT obtiveram resultados bem mais elevado do que o indice Bovespa, com risco similar. O terceiro trabalho aborda a implantacao do sistema de controle interno em orgaos publicos como tecnologia de reducao do Conflito de Agencia Publica/Governamental e e de autoria de Paulo Roberto Galvao. O autor afirma que a crescente onda de escândalos de corrupcao em orgaos publicos, aliada ao descontentamento da sociedade em relacao a qualidade dos servicos publicos oferecidos pelos Governos trouxe a tona a necessidade de se discutir as ferramentas de Gestao necessarias para que se possa garantir as “Melhores Praticas de Governancas nos Orgaos Publicos”. As caracteristicas da Gestao Publica no Brasil sao fortemente influenciadas pelos Principios da Legalidade, Eficiencia, Eficacia, Efetividade, Economicidade, Transparencia, entre outros, tambem o formato dos mandatos (quatro anos, passivel de uma reeleicao) influenciam nas questoes de planejamento estrategico. No que diz respeito ao Controle, a legislacao define claramente as atribuicoes dos orgaos de controle interno e externo, que necessitam muitas vezes de efetividade, haja vista que em alguns casos estao constituidos de “direito”, mas nao de “fato”. Um Sistema de Controle Interno implantado, nao so para atender aos quesitos legais, que sirva de ferramenta de apoio a gestao pode reduzir consideravelmente os conflitos de agencia e ainda ser o responsavel por garantir a transparencia dos atos do Poder Publico, garantindo a austeridade e Governanca da Gestao. Por fim e apresentado o trabalho de Flavio Cardoso Silveira e Liamar Mayer De Paula que discutem a importância da gestao de servicos na tecnologia da informacao. Cada vez mais, as novas tecnologias da informacao sao fundamentais para a competitividade das organizacoes, porem em decorrencia de se tratar, na maioria dos casos, de competencias intangiveis para grande parte delas, as organizacoes passaram a compreender a importância da gestao de servicos na tecnologia da informacao e o potencial que uma gestao de servicos eficiente, pode proporcionar no incremento de resultados positivos na gestao de clientes e na gestao de negocios, possibilitando identificar seus principais aspectos e requisitos, a viabilidade de novos negocios e a implantacao de novas funcionalidades para suportar acoes estrategicas que possibilitem melhorar a qualidade no atendimento e nos servicos prestados aos clientes internos e externos, no controle efetivo das praticas comerciais, na reducao dos niveis de perdas administrativas e financeiras e otimizar os resultados financeiros. Portanto, uma gestao de servicos eficiente e essencial para consolidar as estrategias das empresas, em sua constante luta para se firmar, cada vez mais, nos competitivos mercados globais. Com etapas e procedimentos de trabalho claramente definidos a gestao de servicos consegue mostrar confiabilidade com um retorno diferenciado, agregando valor aos servicos prestados, confiabilidade a marca e uma credibilidade distinta no mercado com forca destacada para geracao de valor. Boa Leitura Manuel Meireles Editor meireles@faccamp.br
Referência(s)