Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Filosofia e criação na escola: entre estrato e linha de fuga

2016; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 39 Linguagem: Português

10.5585/eccos.n39.6191

ISSN

1983-9278

Autores

Jair Miranda de Paiva,

Tópico(s)

Philosophy, Ethics, and Existentialism

Resumo

Este texto tem por objetivo pensar a potncia da escola como estrato que, apesar de se constituir num dos micropoderes que, pela disciplina, sano e exame, conforma corpos e subjetividades, pode, todavia, tornar-se condio de outra escola como usina de ideias, como ateli de experimentaes. Buscamos no conceito deleuziano de virtual possibilidades de pensar a criao na escola, contrariamente aos pensamentos catastrofistas sobre seu fim iminente, bem como sobre sua inadequao poca atual, dita do conhecimento ou da informao. O ponto de juntura dessas duas perspectivas constitudo por uma afirmao sobre os estratos em Mil Plats: no ser preciso guardar um mnimo de estratos, um mnimo de formas e de funes, um mnimo de sujeito para dele extrair materiais, afetos, agenciamentos?

Referência(s)