Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A utilização de applets no Geogebra para a aprendizagem da Trigonometria no Ensino Médio

2016; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

10.26843/rencima.v7i3.1073

ISSN

2179-426X

Autores

Edcarlos Pereira, Ediel Azevêdo Guerra,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo traz o relato de uma pesquisa realizada em uma escola pública do município de Marechal Deodoro/AL com alunos do Ensino Médio. Tendo como objetivo principal a criação, a execução e a análise de uma sequência didática de caráter interativo e dinâmico que propicie a aprendizagem dos conceitos fundamentais da trigonometria no ensino médio. As atividades da sequência criada incluem oito Applets (mini-aplicação) no software GeoGebra juntamente com oito atividades investigativas. Os resultados, após a análise das atividades, apontam que os Applets são um recurso didático que tornam as aulas mais dinâmicas, motivando os estudantes e favorecendo a construção de conjecturas, de propriedades e de relações trigonométricas. A partir dos resultados obtidos no desenvolvimento, na aplicação e na análise da sequência didática, foi criado um blog que pode ser utilizado pelos professores e alunos do ensino médio na abordagem da trigonometria. Palavras-chave: Applet. Blog. GeoGebra. Sequência Didática. Trigonometria.

Referência(s)