
Conteúdo interdisciplinar para aprendizagem de conceitos físicos relativos a eletricidade
2016; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 39; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1806-9126-rbef-2016-0188
ISSN1806-9126
AutoresBeatriz Cordeiro Costa, Ivonete Dias, Patrícia Mie Suzuki, I Suárez Almeida, João Flávio de Almeida,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA presenta-se uma proposta de ensino da eletricidade, por meio da aplicação de seus conceitos em conteúdos curriculares de aprendizagem das ciências agrárias. Com esse intuito, nesse trabalho, utilizou-se uma caixa contendo amostra de solo, no qual foram introduzidas uma população de minhocas da espécie californiana vermelha. Com isso, usou-se uma fonte variável de tensão AC e uma bateria de 12VDC, cuja finalidade foi produzir corrente elétrica na amostra de solo contido na caixa e, portanto, submeter a população de minhocas aos efeitos da passagem de eletricidade em seus corpos. Verificou-se que 50% da população é extraída ao se atingir 100 Volts, em 60 Hz. Com o uso dessa técnica procurou-se não ultrapassar esse limite para se manter o índice 100% de sobrevivência dos indivíduos. Dessa forma, objetiva-se destacar a potencialidade de conteúdos para aprendizagem de conceitos físicos, articulados em laboratório de ensino física com aporte em temas interdisciplinares relacionados ao estudo da eletricidade nas ciências agrárias.
Referência(s)