
Princesas x cachorras: a evangelização midiática no aconselhamento da pastora Sarah Sheeva
2016; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Linguística; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5007/1984-8412.2016v13n3p1307
ISSN1984-8412
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
Resumohttp://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2016v13n3p1307Esse artigo tem como objetivo descrever e analisar a organização argumentativa de um aconselhamento publicado pela pastora Sarah Sheeva no seu canal no youtube. Esse estudo faz parte de um projeto maior que tem como objetivo verificar se o processo de renovação das formas de interação com o fiel pela qual passa o discurso religioso reflete algum tipo de renovação nos valores e princípios adotados e pregados pelas Igrejas. Para empreender nossa análise, que é de natureza qualitativa e envolve um estudo de caso, recorreremos a pressupostos e categorias da Teoria Semiolinguística do Discurso de Patrick Charaudeau (2008), especialmente aquelas que compõem os modos de organização argumentativo e enunciativo. Tal estudo nos permitiu constatar que, embora adote um formato inovador, o aconselhamento reproduz um discurso ainda bastante conservador, pautado nos valores mais tradicionais do cristianismo.
Referência(s)