Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Mídia e educação: Os ofídios por trás das câmeras – répteis ou monstros?

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Inglês

10.14244/198271991708

ISSN

1982-7199

Autores

Beatriz Nunes Cosendey, Simone Rocha Salomão,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Colocados rotineiramente na berlinda pelas midias sociais, as serpentes sao animais rodeados de estorias e misterios. A fim de investigar as visoes culturais sobre serpentes, foram analisados filmes comerciais que tem esses animais como assunto central. Algumas cenas foram selecionadas e editadas para a producao de um curta (tambem utilizado como material didatico). Foram trabalhados os conhecimentos previos sobre serpentes de universitarios de Pedagogia atraves de um questionario seguido pela exibicao do curta e um debate. Apos analise, percebeu-se que os filmes geralmente exploram o tema de maneira exagerada, mesclando cientifico e imaginario. O questionario evidenciou que lendas antigas ainda sao vigentes, que o medo predomina quando se trata de serpentes e que metodos inadequados de primeiros socorros a acidentes ofidicos ainda sao utilizados. O debate permitiu confrontar crencas e esclarecer duvidas, contribuindo para uma visao mais realistica sobre esses animais. Palavras-chave: Serpentes. Midia. Educacao. Media and education: The ophidians behind the cameras – reptiles or monsters? Abstract Routinely placed in the hot seat by social media, the snakes are animals surrounded by stories and mysteries. Aiming to investigate how the snakes are seen culturally, commercial movies about the subject were analyzed, having some scenes selected and edited to compose a short movie (also utilized as teaching material). Through a questionnaire, followed by the short movie exhibition and a debate, the previous knowledge about snakes of Pedagogy undergraduates were assessed. The movie analysis showed that they generally exaggerate reality, merging science and fiction. After questionnaire review, it was verified that ancient legends are still valid, fear predominate when snakes are the topic and inadequate methods of first aid is still in use. Some beliefs were confronted and doubts clarified during the debate, enabling to see snakes in a more reliable way. Keywords: Snakes. Media. Teaching.

Referência(s)