Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Efeito da aprendizagem baseada no Método de Projetos e na Unidade de Ensino Potencialmente Significativa na retenção do conhecimento: uma análise quantitativa

2016; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.3895/rbect.v9n2.2110

ISSN

1982-873X

Autores

Mara Fernanda Parisoto, Marco António Moreira, Alex Sandre Killian,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Alunos das disciplinas de Física Básica dos cursos de Engenharia, em muitos casos têm dificuldade de relacionar conteúdos de Física com sua futura área de atuação, o que consequentemente pode promover um aumento de reprovação, evasão e diminuição da aprendizagem significativa em favor da aprendizagem mecânica. Visando minimizar esta realidade, elaborou-se um material potencialmente significativo, integrando Método de Projetos e Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. A proposta foi aplicada para ensinar o conteúdo de Termodinâmica em duas turmas de 80 alunos. Em uma terceira turma foi ministrado o conteúdo a partir de aulas expositivas seguidas de resolução de problemas. Com o auxilio de análise estatística dos testes aplicados nas turmas, observou-se indícios de aprendizagem significativa e maior retenção no grupo experimental em relação à turma de controle, nos conhecimentos procedimentais, conceituais e de aplicação. Esses resultados fornecem indicativos de que a estratégia aqui proposta é potencialmente facilitadora da aprendizagem significativa.

Referência(s)