Circulação de instrumentos musicais no espaço português quinhentista
2015; University of Coimbra; Issue: 46 Linguagem: Português
ISSN
2183-3796
Autores Tópico(s)History of Colonial Brazil
ResumoportuguesNo dealbar da Idade Moderna o porto de Lisboa – resguardado pela barra do Tejo, singular pelas suas aguas profundas – abriu as portas da cidade ao mundo conhecido e por conhecer, facultando seguranca aos enormes navios transoceânicos ai fundeados e facilitando cargas e descargas de pessoas e bens, de e para Africa, Asia e Novo Mundo. Daqui partiam trombetas e charamelas no sequito de Governadores e Vice-reis, flautas e sacabuxas destinadas a missionacao, gaitas e outros instrumentos para recreacao a bordo; orgaos e sinos integravam ricas ofertas diplomaticas para soberanos de outros continentes, numa politica de expansao da fe crista ha muito iniciada. Intencionalmente ou nao, Portugal difundia, juntamente com os instrumentos musicais, modelos culturais e artisticos de matriz europeia que iriam insinuar-se em novas geografias, entre «gente afastada tantos intervalos de mar e terra». Daqui partiam instrumentos e musicos para o Brasil, Angola e India, transitando de Goa para Ormuz, Etiopia e Japao. Este artigo visa dar uma panorâmica das praticas musicais introduzidas nesses territorios, destacando de forma nao exaustiva alguns dos principais instrumentos ai utilizados, bem como o modo como se foram adaptando as novas realidades encontradas e vividas pelos portugueses. EnglishIn early modern era Lisbon had its doors opened to the known and unknown world, its harbour providing the overseas ships secure loading and unloading, to people and goods from and to Africa, Asia and the New World. From here departed trumpets and shawms accompanying Governors and Viceroys, recorders and sackbuts to the missionaries’ activities, and bagpipes to recreation on board; organs and bells took part in diplomatic offers to other continents sovereigns, within a political strategy of spreading Christian faith, long ago started. Thus Portugal spread, intentionally or not, together with musical instruments, cultural and artistic European models which would little by little settle in new territories. Instruments and musicians left from here to Brazil, Angola and India, being sent from Goa to Ormuz, Ethiopia and Japan. This paper aims to overview the musical praxis introduced in those territories, underlining some of the most common instruments in use there, as well as the way it was being adapted to the new realities found by the Portuguese.
Referência(s)