
Impressões sobre o barroco em uma narrativa de Agustina Bessa-Luís
2009; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22409/abriluff.v2i3.29809
ISSN1984-2090
Autores Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoO escritor Severo Sarduy, na última parte do seu livro Barroco, irá dissertar sobre como certas manifestações do barroco ainda são possíveis na contemporaneidade. Uma das maneiras, segundo Sarduy, será a subversão, por exemplo, por meio de uma lógica do desperdício e da superabundância, utilizados num tempo em que a economia vocabular parece prevalecer. Antes de chegarmos à análise do romance, no qual consideramos haver certas resistências ou resíduos barrocos, elucidaremos a perspectiva teórica a ser seguida, a partir de algumas visões sobre o mundo contemporâneo. No romance A Ronda da Noite, da escritora Agustina Bessa-Luís, podemos perceber uma narrativa em que há um exame crítico da experiência dos valores e dos ideais por meio de uma construção em que, seja por meio de procedimentos próprios da escrita, seja pela escolha da relação do livro com o quadro homônino do pintor holandês Rembrandt, há um questionamento constante da condição e da situação humanas em nosso tempo.
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