Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EVASÃO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: FATORES QUE INFLUENCIAM A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO DE MEIO AMBIENTE DA REDE E-TEC/IFTO

2016; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 10; Linguagem: Português

10.19177/prppge.v10e0201697-112

ISSN

2179-2534

Autores

Madson Teles de Souza, Ana Lúcia Petrocione Jardim, Francisco Gilson Rebouças Pôrto,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este estudo de caso teve por objeto um curso técnico oferecido na modalidade a distância pelo IFTO/Rede e-Tec Brasil, nos polos de educação a distância de Araguatins, Colinas do Tocantins, Palmas e Porto Nacional/To. O objetivo foi conhecer o perfil dos estudantes concluintes e os fatores que contribuíram para a permanência no curso. Foi aplicado um questionário que buscou identificar as características da população pesquisada, e também fatores que tenham contribuído para a permanência dos estudantes no curso. Os resultados obtidos demonstraram que o perfil do grupo pesquisado é em sua maioria do sexo feminino, tem entre vinte e seis e quarenta anos de idade, e a maioria denominou-se parda e com renda familiar de menos de um a dois salários mínimos. Os resultados apontaram que a metodologia das aulas, as avaliações em Educação a Distância (EaD), a atuação do polo, em seu conjunto, foram estatisticamente significativas para a decisão de permanência.

Referência(s)