Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

“A Estratégia do Ceder para Não Perder”: O Maracatu Rural como Um Campo de Luta

2016; Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Administração e Economia; Volume: 12; Issue: 24 Linguagem: Português

10.15603/1982-8756/roc.v12n24p253-281

ISSN

1982-8756

Autores

Rubens Alves Pereira, A.L.M.S. Leão,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

Em um mundo em que as relacoes mercantis orientam a sociedade contemporânea, vive-se uma dinâmica de disputas de espacos. Inserido em um mercado de entretenimento e na industria do turismo, o Maracatu Rural de Pernambuco tem sido formatado como produto cultural. Adotando-se a sociologia economica de Pierre Bourdieu como suporte teorico, o presente estudo buscou compreender como se configura o campo do Maracatu Rural em Pernambuco diante de uma logica economica. Para tal, realizou-se a presente pesquisa qualitativa, de carater etnografico e interpretativista, por meio de observacoes, bem como de entrevistas decorrentes de interacoes com agentes do campo.

Referência(s)