
ABORDAGENS METODOLÓGICAS NA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS: O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA UFPB
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2448-0215
AutoresSwamy de Paula Lima Soares, Flávia Paloma Cabral Borba,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoRESUMO O texto procura apresentar/discutir uma abordagem de avaliacao de politicas publicas, focado especialmente na dimensao de seus efeitos e/ou resultados. Para isso, propomos a construcao de um desenho avaliativo do PET – Programa de Educacao Tutorial – na UFPB. O Programa, que se desenvolve no escopo da formacao de grupos tutoriais de aprendizagem, tem como objetivo o desenvolvimento qualitativo da graduacao sobre a perspectiva do ensino da pesquisa e da extensao. A categoria analitica utilizada na avaliacao foi a do enraizamento, considerando os possiveis efeitos/repercussoes do Programa na dimensao academica e politico-institucional. A abordagem desenvolvida procura, portanto, considerar o contexto no qual o Programa e desenvolvido, bem como a atuacao dos atores que, em ultima instância, constroem o programa na sua pratica cotidiana. Palavras-chave: Politicas educacionais, Avaliacao, Abordagens metodologicas, Programa de Educacao Tutorial.
Referência(s)