
Nenhum a menos: tramas entre o cinema, a educação e o currículo
2016; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2316-3100
AutoresAristóteles de Paula Berino, Maria da Conceição Silva Soares,
Tópico(s)Cinema History and Criticism
ResumoCom esse ensaio, nos propomos a problematizar as nocoes de ensino e de educacao, muitas vezes tomadas como indistintas nos textos de politicas publicas para a area, a partir de uma conversa com o filme Nenhum a menos, de Zhang Yimou, e considerando que a criacao de curriculos acontece nos cotidianos das escolas. Na trilha de pensamento que construimos para abordar a questao, analisamos processos curriculares apresentados no filme e defendemos que varias concepcoes, valores e apostas sobre o que e/deveria ser o ensino, a educacao e o papel do professor circulam e embaralham-se tanto na narrativa cinematografica como nos multiplos contextos cotidianos das escolas que temos pesquisado. Mas do que lugar de consensos, os curriculos praticados constituem espacostempos de disputas, de negociacoes e de producao de sentidos e significados.
Referência(s)