Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Investimento social privado em educação: desmonte do caráter público da educação

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 16; Issue: 68 Linguagem: Português

10.20396/rho.v16i68.8644082

ISSN

1676-2584

Autores

Vânia Cardoso da Motta,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este artigo apresenta, sinteticamente, os resultados parciais de pesquisa sobre a questão do investimento social privado em educação. Situada no âmbito dos debates sobre trabalho-educação, a análise tomou como referência a teoria social crítica, à luz da “Lei geral da acumulação do capital”, tendo em vista os segmentos da superpopulação relativa, da dinâmica de correlação de forças que insere o processo pedagógico de hegemonia, em seu conteúdo e forma, e como se estabelece a união pessoal neste bloco de poder. Indica que a abordagem dos setores empresariais em relação à educação está relacionada ao aumento da produtividade e à possibilidade de explorar o mercado de consumo de serviços em educação; como também, enfatiza o enfrentamento da “questão social”. Diante da presença organizada do setor empresarial nos últimos encaminhamentos de políticas públicas da educação brasileira e da forma privatista de intervenção nas redes públicas de educação básica e em aparelhos do Estado, nossa hipótese é que está em curso o desmonte do caráter público de educação.

Referência(s)