O pensamento educacional de Theobaldo Miranda Santos na revista A Ordem (1935-1944): o papel educativo da escola, da família e da igreja
2016; Volume: 13; Issue: 32 Linguagem: Português
10.5935/2238-1279.20160054
ISSN2238-1279
AutoresVanessa Campos Mariano Ruckstadter, Valéria Jacó da Silva,
Tópico(s)Diverse Education Studies and Reforms
ResumoEste artigo tem como tema os saberes docentes expressos pelo educador catolico brasileiro Theobaldo Miranda Santos (1904-1971) na revista A Ordem. O objetivo e analisar quais saberes os docentes deveriam possuir e articular. O periodico foi criado em 1921, no Rio de Janeiro, por liderancas catolicas com o fim de congregar intelectuais bem como de difundir uma cultura catolica. O conjunto documental analisado e composto por quatorze artigos publicados entre os anos 1935 e 1944. Importante salientar que os textos de Theobaldo Miranda Santos somente podem ser compreendidos ao considerarmos que, nos anos 1930, houve forte oposicao entre educadores catolicos e o movimento da Escola Nova. Os artigos serao analisados com o foco em suas concepcoes de homem, educacao, pedagogia, bem como o papel educativo por ele atribuido a igreja, a familia e a escola. A pedagogia de Theobaldo Miranda Santos pode ser caracterizada como um esforco de sintese entre a pedagogia tradicional catolica e a pedagogia moderna, representada pelo escolanovismo. O autor realizava a conciliacao entre o fim da educacao (que remete a concepcao de homem e de educacao) conferido pela Filosofia e seu estatuto cientifico fortalecido pelas contribuicoes modernas dos proprios processos de ensino.
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