Artigo Acesso aberto

DESIGNERS MULHERES: POR QUE TÃO AUSENTES NA HISTÓRIA?

2016; Linguagem: Português

10.5151/despro-ped2016-0520

ISSN

2318-6968

Autores

Rafael Leite Efrem de Lima, Bárbara Couto Falqueto, Simony César Ramos de Moura, Daniel Theodósio Amaral, Renata Amorim Cadena,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Neste trabalho, iremos abordar a ausência feminina na historiografia do Design Gráfico. A perspectiva pós-moderna abre espaço para discursos alternativos e periféricos, como a produção artística das minorias culturais, das mulheres e de outras raças que não a branca, o que nos dá subsídios para questionar por que, afinal, há tão poucas mulheres nas publicações sobre a história do Design Gráfico. Para abordar essa pergunta iremos, inicialmente, trazer uma breve discussão sobre historiografia em Design Gráfico e os limites de representação de grupos à margem do discurso hegemônico. Em seguida, iremos apresentar os resultados de um mapeamento das publicações sobre a participação feminina no Design e na História do Design nos principais eventos e revistas acadêmicos brasileiros desde 2010 – dentre eles, as revistas Estudos em Design e InfoDesign, os anais do CIDI e do PED. Os resultados dessa investigação, de uma maneira geral, mostram que a ausência da profissional designer ainda não vêm sido investigada academicamente no país, revelando um descompasso com pesquisas internacionais sobre o tema relatadas pela pesquisadora mexicana Isabel Campi (2010; 2013), sobretudo a partir da década de 1980. A única exceção encontrada até então é o trabalho das professoras e pesquisadoras Giselle Safar e Marcelina Almeida, da UEMG, que se propuseram a investigar questões de gênero na trajetória de estudantes do curso de Design de Produto dessa instituição. Essa pesquisa rendeu um capítulo publicado nos Cadernos de Estudos Avançados em Design: Design e História, no qual as autoras discutem a historiografia do design e o protagonismo feminino em âmbito internacional.

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