Artigo Acesso aberto Produção Nacional

OS LIMITES DA NOÇÃO DE TIPOGRAFIA UNIVERSAL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA DESCONSTRUÇÃO

2016; Linguagem: Português

10.5151/despro-ped2016-0008

ISSN

2318-6968

Autores

Alberto Cipiniuk, Wilson Silva Prata,

Tópico(s)

Art, Politics, and Modernism

Resumo

Conforme propõe Jacques Derrida pensar a desconstrução permite, dentre outras coisas, demonstrar o dogmatismo que há em toda prática e em todo discurso hegemônico. O presente trabalho procura mostrar como podemos entender a proposta de Herbert Bayer, que defende a noção de uma tipografia universal, a partir da perspectiva da desconstrução. Para tal, primeiramente há um breve delineamento das motivações e ações que possibilitaram o surgimento da Bauhaus, os valores partilhados pelos agentes de tal instituição e que foram utilizados como diretrizes por Bayer para o desenvolvimento da tipografia Universal. Posteriormente são explanados algumas das noções propostas pelo filósofo Jacques Derrida que nos auxiliam a entender os limites da proposição de uma tipografia universal. Por fim essas conclusões são estendidas demonstrando-se a impossibilidade de se estabelecer significados a priori independente das noções, práticas e mecanismos inerentes a toda produção de sentido.

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