Artigo Acesso aberto

DESIGN E O PERCURSO FEMINISTA: O COLETIVO GRÁFICO FEMININO DE CHICAGO

2016; Linguagem: Português

10.5151/despro-ped2016-0325

ISSN

2318-6968

Autores

Roberta Coelho Barros, Paula Garcia Lima, Thaís Cristina Martino Sehn,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este trabalho visa estudar o design gráfico como uma ferramenta de expressão visual que reflete o contexto no qual está inserido. Neste caso, é analisada a força persuasiva dos cartazes do Coletivo Gráfico Feminino de Chicago durante a segunda onda do movimento feminista. Através da análise das peças "Women are not chicks" e "Sisterhood is blooming", a partir de Jolly (1996), busca-se compreender o design enquanto vestígio material que permite observações de outros tempos. Assim, percebe-se a relação entre os elementos gráficos utilizados nos cartazes e os propósitos feministas daquele contexto, que questionavam as divisões de gênero e a desigualdade entre os sexos.

Referência(s)