
CONSUMIR PARA SER FELIZ: A CONDUÇÃO DA INFÂNCIA PELA LÓGICA DO CONSUMO
2016; Editora Univates; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22410/issn.1983-0882.v13i2a2016.1122
ISSN1983-0882
AutoresDaniela Pederiva Pensin, Patrícia Gräff,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoNeste texto abordamos a condução das condutas infantis pela mídia televisiva. Para isso, percebemos nos especiais de Natal da Turma da Mônica, transmitidos em canal aberto de televisão, na véspera de Natal, em 2002 e entre os anos de 2009 e 2012, uma interessante materialidade para estudo, pela abrangência de um programa formado por personagens reconhecidos pelas crianças e veiculado em horário matinal. Olhamos para esse conjunto de vídeos a partir de um referencial pós-estruturalista, pautadas, nos estudos de Michel Foucault sobre biopolítica. Interessa-nos entender a condução de um tipo de conduta infantil, pela ênfase no consumo de presentes natalinos como recompensa por (supostas) boas ações empreendidas ao longo do ano. A conformação de um tipo de infância consumidora parece-nos constituir a centralidade dos vídeos, conduzindo as infantes a partir de uma lógica mercadológica.
Referência(s)