ESTRATÉGIAS EXPOGRÁFICAS NA MOSTRA 29º PRÊMIO DESIGN DO MUSEU DA CASA BRASILEIRA: ENTRE A CONTEMPLAÇÃO E A CRÍTICA
2016; Linguagem: Português
10.5151/despro-ped2016-0058
ISSN2318-6968
AutoresAna Paula França, Ronaldo de Oliveira Corrêa,
Tópico(s)Sustainable Design and Development
ResumoO Museu da Casa Brasileira promove anualmente exposição de design de curta duração atrelada ao Prêmio Design, originado em 1986. Contudo, identificou-se que as possibilidades materiais de tais realizações periódicas são pouco debatidas. Este artigo apresenta uma análise da mostra da 29ª edição do evento, ocorrida entre 26 de novembro de 2015 e 31 de janeiro de 2016. Tem como objetivo contemplar as estratégias expográficas em jogo de modo exploratório-descritivo. As noções como “cultura pública” e “abordagem interocular”, definidas pelo pesquisador antropólogo Arjun Appadurai, são articuladas para discutir sobre as potencialidades e limites de uma exposição de artefatos de design.
Referência(s)