Artigo Acesso aberto

ESTRATÉGIAS EXPOGRÁFICAS NA MOSTRA 29º PRÊMIO DESIGN DO MUSEU DA CASA BRASILEIRA: ENTRE A CONTEMPLAÇÃO E A CRÍTICA

2016; Linguagem: Português

10.5151/despro-ped2016-0058

ISSN

2318-6968

Autores

Ana Paula França, Ronaldo de Oliveira Corrêa,

Tópico(s)

Sustainable Design and Development

Resumo

O Museu da Casa Brasileira promove anualmente exposição de design de curta duração atrelada ao Prêmio Design, originado em 1986. Contudo, identificou-se que as possibilidades materiais de tais realizações periódicas são pouco debatidas. Este artigo apresenta uma análise da mostra da 29ª edição do evento, ocorrida entre 26 de novembro de 2015 e 31 de janeiro de 2016. Tem como objetivo contemplar as estratégias expográficas em jogo de modo exploratório-descritivo. As noções como “cultura pública” e “abordagem interocular”, definidas pelo pesquisador antropólogo Arjun Appadurai, são articuladas para discutir sobre as potencialidades e limites de uma exposição de artefatos de design.

Referência(s)
Altmetric
PlumX