
Entre a invisibilidade e a fragmentação e silenciamento dos corpos: a desigualdade de gênero na publicidade de cerveja | Between Invisibility and Fragmentation And Silencing of Bodies : Gender Inequality in Beer Advertising
2015; Universidad de Los Hemisferios; Volume: 19; Linguagem: Português
ISSN
1605-4806
Autores Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoNeste artigo vamos discutir como o discurso publicitario da publicidade de cervejas, invisibiliza, fragmenta e silencia os corpos femininos, contribuindo, assim, para a reproducao da desigualdade de genero. Os estudos culturais sao nossos referenciais por evidenciar, alem da ideologia e estrutura de producao, o sentido que a comunicacao e a industria da cultura produz nos consumidores. Essa perspectiva tambem ajuda a compreender como as representacoes sociais e identidades sao construidas (HALL, 1999, 2013) e problematiza o papel da publicidade. Tensionamos a questao a partir do entendimento de como as ideias do que e masculino e o que e feminino, e os lugares dos sujeitos identificados como tal, sao demarcadas pela linguagem (BUTLER, 2008). Vamos fazer a discussao a partir de dois videos de publicidade de cervejas veiculados recentemente na televisao brasileira, que acreditamos serem representativos do tipo de discurso que reforca essas caracteristicas. Queremos, ao fim do trabalho, evidenciar esses aspectos e ampliar o debate sobre as praticas publicitarias de representacao de genero.
Referência(s)