JOGOS DIGITAIS PARA INTERAÇÃO COM BRAIN COMPUTER INTERFACE PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM PARALISIA CEREBRAL
2016; Linguagem: Português
10.5151/despro-ped2016-0292
ISSN2318-6968
AutoresRegina de Oliveira Heidrich, Marsal Branco, João Batista Mossmann, Ânderson Schuh, Emely Jensen,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoUma Interface Cérebro-Computador (BCI), permite que uma pessoa possa transferir comandos a um computador diretamente. Em vez de utilizar um teclado, mouse ou outro dispositivo de entrada, o utilizador desta interface simplesmente emite os comandos através de ondas cerebrais e o computador responde a eles. Este trabalho pretende apresentar um game desenvolvido para auxiliar o processo de inclusão escolar de pessoas com paralisia cerebral. Método: Pesquisa de abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento desta pesquisa escolhemos o estudo de caso pois o mesmo é uma investigação multifacetada, em profundidade, de um único fenômeno social. Resultados: Desenvolvimento do Game Neuro-Navegática, com diferentes formas de velocidade de varredura, o software permite que o usuário através do piscar de olhos possa escolher a matéria. Neste exemplo optou-se pela matemática. Conclusão: O estudo sobre Brain Computer Interface (BCI) busca aprimorar a maneira de interação entre o ser humano e as máquinas e permite que pessoas com paralisia cerebral possam se beneficiar no processo de educação inclusive, assim como seus colegas sem deficiência.
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