Artigo Acesso aberto

O RETORNO AO LAR: UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO FEMININA NO MATERIAL GRÁFICO-PULICITÁRIOA DAS MARCAS DE ELETRODOMÉSTICOS NOS ANOS 1950 E 1960.

2016; Linguagem: Português

10.5151/despro-ped2016-0021

ISSN

2318-6968

Autores

Cristina Colombo Nunes, Sharlene Melanie Martins de Araújo, Richard Perassi Luiz de Sousa, Luciano Patrício de Castro, Raquel Martinelli,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do material gráfico-publicidade como um registro da consolidação da cultura da marca no Brasil durante a década de 1950 e 1960. O objetivo do estudo consiste em um recorte de anúncios publicados da revista Seleções (Readers Digest), que teve taxa elevada de circulação no Brasil, durante as décadas analisadas. A pesquisa apontou anúncios das marcas que mais investiram em publicidade dentro do período estudado, os quais foram selecionados para análise. O foco deste artigo encontra-se com três produtos eletrodomésticos, das marcas "Walita", "Arno" e "General Electric", estas foram estudadas e interpretadas no contexto sociocultural do período pós-guerra. Assim, forma evidenciadas as ações estratégicas para o regresso das mulheres ao ambiente doméstico, depois de sua performance na indústria de guerra durante a Segunda Guerra Mundial. As semelhanças e diferenças nas narrativas da linguagem gráfica de publicidade, de acordo com recursos específicos, expressivos e significativos, expõe a modernização tecnológica das atividades domésticas, pretendendo atrair as mulheres de volta às suas atividades tradicionais. Devido a propaganda, essas atividades são restauradas com promessas de velocidade, praticidade e segurança, utilizando produtos que representam o domínio tecnológico sobre eletricidade. Assim, mesmo de volta para o âmbito doméstico, as mulheres foram envolvidas nos moldes da sociedade moderna, desenvolvendo um novo papel: a consumidora.

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