Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A polêmica instituída entre ensino de evolução e criacionismo: dimensões do público e do privado no avanço do neoconservadorismo

2016; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 22; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/1516-731320160040001

ISSN

1980-850X

Autores

Sandra Escovedo Selles,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

A escrita deste texto se da em meio a muitos acontecimentos graves de ordem politica e educacional que vem provocando tensoes e indignacao entre diversos segmentos sociais, mor -mente a comunidade educacional brasileira, na qual se inclui o campo de Educacao em Ciencias. Dentre eles, subtracoes a conquistas sociais no âmbito da educacao, da ciencia e da tecnologia balancam a confianca nos caminhos democraticos do pais, materializadas pela desconstrucao do Conselho Nacional de Educacao (por vias que rompem com as consultas as comunidades educacionais e associacoes cientificas); o desmonte do Ministerio de Ciencia, Tecnologia e Ino-vacao; o fechamento de secretarias do Ministerio da Educacao (que desempenhavam valoroso papel no cenario educacional); a Medida Provisoria que reforma o Ensino Medio e atinge fron-talmente a formacao docente (que restitui o autoritarismo que nos parecia pertencente aos anos de chumbo); a PEC 241 (que prenuncia duas decadas de obscurantismo e ameaca os direitos a vida e a educacao); e outros tantos atos que surpreendem a populacao e deixam perplexa a intelectualidade nao so do Brasil, ao resvalar para comparacoes impensaveis em outros regimes democraticos. Tratar de todos esses descaminhos seria impossivel neste editorial. Entretanto, e inegavel que todos eles exibem as interfaces politicas referendadas em valores que se distanciam de lutas historicas por equidade e justica. Tais descaminhos espalharam pelas paginas de nossa historia a opressao e o sofrimento decorrente do sacrificio de tantas vidas.Na esteira dessa onda avassaladora que coloca em xeque os valores democraticos, o Projeto de Lei 867/2015 (e seus correlatos), que inclui, entre as diretrizes e bases da educacao nacional, o “Programa Escola Sem Partido”

Referência(s)