
AS REPERCUSSOES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA TEMÁTICA INDÍGENA EM SALA DE AULA
2016; UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18616/ce.v5i2.3168
ISSN2317-2452
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente artigo apresenta o planejamento, desenvolvimento e os resultados obtidos com o projeto “Diversidade e identidade indígena brasileira: uma abordagem entre o presente e o passado”. Trata-se de uma das atividades realizadas pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), da área de História da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). O projeto foi desenvolvido no primeiro semestre de 2015, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º ano do Ensino Médio de uma Escola de Educação Básica da cidade de Alfenas-MG. O processo de elaboração das atividades até sua aplicação permitiu compreender a importância da experiência em sala de aula proporcionada pelo PIBID. Logo, o programa contribuiu para a melhor preparação dos licenciandos para a futura atuação na educaçãoPalavras-chave: PIBID; Temática indígena; Formação inicial; Ensino Aprendizad
Referência(s)