O POTENCIAL TRANSFORMADOR DO DESENHO EM EXPERIMENTOS COLABORATIVOS
2016; Linguagem: Português
10.5151/despro-ped2016-0185
ISSN2318-6968
AutoresCristina Jardim Batista, Luciana Keller Ponce da Motta, Lígia Maria Sampaio de Medeiros,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo como experimento de codesign, fruto de uma parceria entre instituições públicas no Estado do Rio de Janeiro, em colaboração com o Codesign Research Center da KADK (Dinamarca). A proposta projetual teve por objetivo desenvolver uma atividade gráfica educativa, com suporte material, destinada aos jovens em idade escolar que frequentam uma biblioteca. São apresentadas aqui as etapas e processos projetuais desta atividade, resultando no jogo “História Sem Fio”, que tem como abordagem e fundamento a experiência do desenhar coletivamente. São relatadas as situações de interação direta entre os estudantes de design e os jovens, a atuação do designer em um projeto coletivo e a revisão de conceitos.
Referência(s)