Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A REALIDADE AUMENTADA NA APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS CARTOGRÁFICOS

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 22; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1982-21702016000400045

ISSN

1982-2170

Autores

Wendson de Oliveira Souza, Giovana Mira de Espíndola, Alessandro Rhadamek Alves Pereira, Lucilene Antunes Correia Marques de Sá,

Tópico(s)

Spatial Cognition and Navigation

Resumo

A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia com novo paradigma de interface com os usuários que vem crescendo em importância na apresentação de produtos cartográficos. A visualização de elementos naturais é incorporada à representação estática terrestre em um ambiente digital interativo. Essa transformação provoca mudanças na forma como os usuários percebem os produtos cartográficos que antes eram apresentados em meios analógicos. O uso da realidade aumentada potencializa a apresentação de produtos cartográficos tridimensionais dinâmicos, e permite ampliar o aspecto cognitivo de usuários não especialistas em contato com documentos cartográficos. A tecnologia remonta a década de 1960, e nos dias atuais tem se expandido em diversas funcionalidades em vários setores. O artigo discute a incorporação da realidade aumentada na construção do modelo 3D do campus da Universidade Federal de Pernambuco. Tal modelo foi utilizado em experimento aplicado a usuários não especialistas, tendo-se como eixos de avaliação: aspecto territorial, interpretação de elementos, e aspecto comunicativo. Os resultados do experimento mostram que o processo de ensino-aprendizagem na área da cartografia é um campo fértil para atuação da RA, tornando-se um ponto de partida para a elaboração de uma base cartográfica aumentada.

Referência(s)