
Percepção ambiental: consciência e atitude em escolas do ensino fundamental do município de Jaboticabal (SP)
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 11; Issue: 4 Linguagem: Português
10.34024/revbea.2016.v11.2226
ISSN1981-1764
AutoresBaltasar Fernandes Garcia Filho, Ismail Barra Nova de Melo, Sílvio César Moral Marques,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA relação entre homem e ambiente se manifesta através dos seus sentidos e da sua cultura. A experiência humana é o inicio para compreender o ambiente. Durante um tempo de convivência em um determinado espaço as pessoas tomam conhecimento dos objetos que estão ao entorno e atribuem valores de acordo com suas necessidades e interesses. A percepção ambiental desenvolve uma consciência e no decorrer desse processo novas situações são percebidas. Vários processos perceptivos resultam em atitudes controladas pela cultura. Diante disso, surgem as questões: qual a importância dos rios e das matas para alunos que vivem em espaços diferentes e qual ou quais atitudes são realizadas para melhorar o ambiente onde vivem? Nosso interesse foi identificar como alunos de duas escolas públicas do município de Jaboticabal-SP percebem a interação entre o ambiente rural e urbano e quais ações são feitas frente aos problemas ambientais. O artigo se procedeu pela aplicação de um questionário aos alunos e o referencial teórico concernente ao tema. Os resultados nos mostraram que um grupo de alunos tem percepções diferentes, mesmo que no seu entorno o ambiente natural esteja mais próximo. Prevaleceu em ambos os sexos uma visão superficial do ambiente, onde a natureza é reconhecida pela sua estética. Outro ponto importante foram as respostas relacionadas às atitudes dos alunos, uma vez que a maioria das suas justificativas apontam os resíduos domiciliares o principal problema ambiental.
Referência(s)