Artigo Acesso aberto

A COMUNICAÇÃO VISUAL INSTITUCIONAL DO IADÊ NO PERÍODO DE 1959 A 1987

2016; Linguagem: Português

10.5151/despro-ped2016-0020

ISSN

2318-6968

Autores

Auresnede Pires Stephan, Marcos da Costa Braga,

Tópico(s)

Art, Politics, and Modernism

Resumo

O Iadê - Instituto de Arte de Decoração iniciou suas atividades didáticas no ano de 1959. A instituição foi concebida pelo professor, cenógrafo e publicitário Ítalo Bianchi, um imigrante italiano que chegou ao Brasil em 194 9. A inquietude desse profissional em relação aos conceitos tradicionais da “decoração” na cidade de São Paulo acabou motivando-o a implantar uma nova metodologia de projeto de interiores nessa área, fundamentando seu instituto nos princípios da filosofia da escola alemã Bauhaus. Este artigo pretende fazer uma leitura sobre as peças gráficas institucionais que estabeleciam a comunicação junto aos interessados em conhecer e posteriormente se matricular nessa instituição. Para tanto, definimos como estratégia a leitura sintática e semântica da identidade visual, da programação visual da papelaria – compreendida pelo envelope e pelo papel de carta –, dos folders institucionais produzidos e distribuídos anualmente, e um folder criado pelo s arquiteto s Haron Cohen e Laonte Klawa concebido por ocasião da implantação do curso técnico de desenho de comunicação , no ano de 1969. As entrevistas foram baseadas nos métodos da História Oral, vistos em Alberti (2013). A análise do material gráfico foi embasada nos conceitos da ADG – Associação dos Designers Gráficos e nos textos do designer André Stolarksi, que refle tem sobre a contribuição do movimento construtivista no Brasil.

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