
VANGUARDA, CARTAZ E CINEMA: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A ESCOLA POLONESA E SAUL BASS
2016; Linguagem: Português
10.5151/despro-ped2016-0036
ISSN2318-6968
Autores Tópico(s)Visual Culture and Art Theory
ResumoEste trabalho visa realizar uma leitura comparativa dos cartazes de cinema criados nas décadas de 1950 e 1960 pela Escola Polonesa em relação aos criados pelo designer norte americano Saul Bass no mesmo período, considerando que ambos realizaram uma notável ruptura com a linguagem visual estabelecida pelo cinema hollywoodiano na década de 20. O principal objetivo deste estudo é investigar as condições e influências que conduziram à criação de cartazes igualmente inovadores e de estética semelhante, ainda que em contextos radicalmente distintos. Para isto será realizada uma aproximação buscando identificar pontos de contato e de distanciamento entre as obras, seus autores e contextos de produção, visando contribuir com o estudo do design de vanguarda, em especial no âmbito dos cartazes de cinema.
Referência(s)