Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS VISUAIS NO PROJETO GRÁFICO: ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO INFOGRÁFICOS JORNALÍSTICOS

2016; Linguagem: Português

10.5151/despro-ped2016-0402

ISSN

2318-6968

Autores

Hanna França Menezes, José Eustáquio Rangel de Queiroz,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

No presente artigo, objetiva-se analisar como os elementos do design gráfico influenciam a eficiência dos infográficos, do ponto de vista do uso de elementos visuais e princípios do projeto gráfico. Adotando uma abordagem qualitativa descritiva, o estudo envolve os dois infográficos brasileiros premiados em 2015, na 23ª edição do Malofiej, na categoria de infográficos impressos. A partir de uma análise dos elementos gráficos, observou-se que ambos os infográficos apresentam problemas de usabilidade no tocante à legibilidade e à organização da informação. Quanto aos aspectos estéticos, apenas o segundo infográfico foi diagnosticado como pouco atrativo, devido ao uso excessivo de texto e imagens. Por fim, quanto ao conteúdo, ambos foram diagnosticados como deficientes em mostrar pontos centrais, devido à falta de equilíbrio no uso de imagens e/ou textos. Portanto, a análise permitiu constatar que, do ponto de vista da comunicação visual, a estrutura de um projeto gráfico requer um estudo mais aprofundado sobre a gama de possibilidades no uso dos elementos gráficos, de modo a promover a harmonia entre a forma e o conteúdo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX