
Jogo eletrônico como abordagem não-intrusiva e lúdica na disseminação de conhecimento em educação alimentar e nutricional infantil
2016; Volume: 5; Issue: 13 Linguagem: Português
10.47916/ijkem-vol5n13-2016-2
ISSN2316-6517
AutoresAndhressa Araújo Fagundes, Marcelle França Lima, Christiano Lima Santos,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoObjetivo: A Educacao Alimentar e Nutricional (EAN) e considerada uma estrategia de enfrentamento dos problemas nutricionais envolvendo o atual padrao alimentar da populacao brasileira, entretanto e importante a criacao de abordagens em EAN mais proximas a realidade dos individuos. Sendo assim, o presente estudo implementou e aplicou um jogo eletronico como abordagem nao-intrusiva e ludica na pratica e coleta de dados em EAN infantil.Metodologia: Elaborou-se um jogo eletronico com a tematica de EAN, voltado para criancas de 7 a 10 anos. O jogo foi intitulado Conhecendo os Alimentos, abrangendo quatro atividades: (A1) Escolhas saudaveis; (A2) Identificacao dos alimentos; (A3) Preparando os alimentos; e (A4) Testando os conhecimentos. O jogo foi aplicado em um colegio particular da cidade de Aracaju-SE, participaram da pesquisa seis turmas de criancas integrantes do 2o, 3o e 4o anos do ensino fundamental. Optou-se por uma coleta de dados automatizada e nao intrusiva sobre as decisoes do jogador, na qual um servidor web armazenou as informacoes por serie e turma.Resultados: A analise dos dados permitiu detectar a necessidade de algumas alteracoes para facilitar a compreensao dos alunos mais novos, tendo-se como opcoes reduzir os textos ou aumentar o limite minimo de idade dos jogadores para 9 anos. Foi possivel tambem observar um conhecimento previo dos alimentos saudaveis quanto as suas escolhas, entretanto nomea-los ja se constituiu uma atividade mais desafiadora.
Referência(s)