Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Percepções de Estudantes Universitários sobre a Realização de Atividades Extracurriculares na Graduação

2016; Conselho Federal de Psicologia; Volume: 36; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/1982-3703003052015

ISSN

1982-3703

Autores

Clarissa Tochetto de Oliveira, Anelise Schaurich dos Santos, Ana Cristina Garcia Dias,

Tópico(s)

Motivation and Self-Concept in Sports

Resumo

Resumo O objetivo deste estudo foi identificar o que induz os estudantes universitários a buscarem a realização de atividades extracurriculares, em que tipo de atividades se envolvem e como avaliam esse envolvimento. Participaram desta pesquisa 24 estudantes de dois cursos de graduação (Psicologia e Economia) de uma universidade pública do sul do Brasil. As informações foram coletadas por meio de uma entrevista semiestruturada individual e foram submetidas à análise de conteúdo temática. As informações sugerem que os estudantes percebem a necessidade de buscar conhecimentos e oportunidades para complementar sua formação. Para tanto, envolvem-se em trabalho voluntário, projetos de pesquisa e extensão, e estágios. De maneira geral, as atividades extracurriculares são avaliadas como positivas, pois possibilitam a aplicação dos conteúdos estudados em sala de aula. Contudo, os estudantes encontram dificuldades na procura por atividades não obrigatórias. Conclui-se que a exploração profissional pode auxiliar no envolvimento dos estudantes com o curso, além de ajudar no amadurecimento de comportamentos autodidatas, que são benéficos especialmente para o período pós-formatura, no qual há a preocupação de se inserir no mercado de trabalho.

Referência(s)