O jornal Metro e as pesquisas eleitorais nas eleições 2012 e 2014 em Curitiba
2016; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 4; Issue: 7 Linguagem: Português
10.21882/ruc.v4i7.656
ISSN2357-9870
AutoresRomer Mottinha Santos, Doacir Gonçalves de Quadros,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoEste artigo analisa alguns dados obtidos no acompanhamento da cobertura eleitoral do jornal Metro sobre as eleicoes 2012 e de 2014. O objetivo principal e comparar o volume da cobertura do jornal e mensurar a visibilidade dos principais candidatos que concorreram ao cargo majoritario municipal, estadual e federal nas eleicoes de 2012 e de 2014. Para alcancar estes objetivos adotamos a metodologia quantitativa de analise de conteudo para identificar alguns tracos relativos ao volume de materias sobre as referidas eleicoes e sobre os principais candidatos nas disputas. Identificou-se um volume de cobertura eleitoral marcado pela sujeicao ao mercado de leitores/eleitores acusado nas pesquisas eleitorais. Os resultados apontam distintos padroes de cobertura nas eleicoes de 2012 e 2014 por meio de um produto informativo sobre as eleicoes que acompanhou a ordem de destaque dos candidatos no desejo do eleitor aferido pelas pesquisas eleitorais. DOI: http://dx.doi.org/10.21882/ruc.v4i7.656 Recebido: 26/09/2016 Publicado: 07/12/2016
Referência(s)