Artigo Acesso aberto

“TODA BOA, TODA BOA, ELA É TODA BOA”: SOBRE O ESTEREÓTIPO MIDIÁTICO DA MULHER BRASILEIRA NO IMAGINÁRIO PORTUGUÊS

2016; Linguagem: Português

10.5151/despro-ped2016-0303

ISSN

2318-6968

Autores

Simone Formiga, Heitor Alvelos, Luiz Antônio Ferreira Coelho,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

A pesquisa investiga que propósitos o estereótipo da mulher brasileira, representado em contextos midiáticos portugueses, busca atender. Parte do pressuposto de que essas representações servem como um mecanismo simbólico de contraste perante uma ideia de virtude que se pretende conferir à mulher portuguesa e confirma o pressuposto assumido. Tem como objetivo principal contribuir para uma leitura mais eficaz de representações midiáticas, desenvolvendo um mecanismo de interpretação do universo imagético, buscando, assim, consolidar um conjunto de meios de decodificação de imagens. A metodologia desenvolvida foi baseada no pensamento de Panofsky, especificamente na classificação que o autor propõe dos níveis de interpretação de uma imagem (pré-iconográfico, iconográfico e iconológico) e no conceito de habitus de Bourdieu — “a identidade social define-se e afirma-se na diferença”. Foram analisadas vinte e duas páginas, doze páginas da revista Focus e dez páginas da revista Sábado, durante o período de setembro de 2010 a março de 2011. Foram encontradas vinte e seis imagens de atrizes/celebridades brasileiras, mas como algumas se repetem, são apenas vinte as atrizes/celebridades representadas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX