Esporte Interativo and The Content Distribution Dilemma: A Case Study

2016; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Inglês

ISSN

2316-932X

Autores

Daniela Abrantes Ferreira, Paula Chimenti,

Tópico(s)

Digital Games and Media

Resumo

portuguesEste caso de ensino descreve a trajetoria do grupo de midia brasileiro Esporte Interativo (EI), empresa iniciada por tres jovens empreendedores e dedicada a produzir e distribuir conteudo esportivo em multiplas plataformas. O dilema esta centrado no CEO e socio-fundador do grupo, Edgar Diniz, que enfrenta um novo momento na empresa com a venda iminente para a Turner, braco televisivo do grupo americano Time Warner, no final de 2014. O choque de modelos de negocios podem representar desafios para a gestao da empresa, que precisa decidir os rumos estrategicos futuros. As informacoes utilizadas no caso sao reais e foram obtidas atraves de entrevistas em profundidade, com roteiro semiestruturado, com o fundador e CEO da empresa, o outro fundador e Vice Presidente de Midias Digitais e o Vice Presidente de Desenvolvimento de Negocios, alem de investigacao documental e revisao bibliografica. Sugere-se que o caso seja utilizado para alunos de pos graduacao, em disciplinas de Estrategia Empresarial, com os seguintes objetivos educacionais: a) Analise de ecossistemas de negocios e reconfiguracao de industrias a partir das mudancas geradas pelo desenvolvimento das Tecnologias de Informacao e Comunicacao; b) Compreensao das questoes estrategicas relacionadas a gestao de plataformas e das dinâmicas “winner-takes-all”, onde as recompensas por se alcancar a lideranca sao desproporcionais a vantagem que se possui sobre quem nao a alcanca, tipicas de mercados em rede; c) Discussao dos tipos de inovacao (incremental e disruptiva) e suas consequencias para novos entrantes e incumbentes; d) Planejamento com Cenarios. EnglishThis teaching case describes the trajectory of the Brazilian media group Esporte Interativo (EI), a company started by three young entrepreneurs and dedicated to produce and distribute sports content across multiple platforms. The dilemma is centered on CEO and co-founder of the group, Edgar Diniz, who is facing a new phase in the company with the impending sale to Turner, television arm of Time Warner, in late 2014. The clash of business models may pose challenges to the company's management, which must decide the future strategic direction. The information used in the case are real and were obtained through in-depth interviews with the founder and CEO, the other founder and Vice President of Digital Media and the Vice President of Business Development, as well as desk research and literature review. It is suggested that the case can be used for postgraduate students in Business Strategy disciplines, with the following educational objectives: a) business ecosystems analysis and reconfiguration of industries from the changes generated by the development of Information and Communication Technologies; b) understanding of strategic issues related to the management platforms and dynamic winner-takes-all where the rewards for achieving leadership are disproportionate to the benefit that one has on those who do not reach it, which is typical of networking markets; c) Discussion of the types of innovation (incremental and disruptive) and its consequences for new entrants and incumbents; d) planning with scenarios.

Referência(s)