A evolução dos livros didáticos de química destinados ao ensino secundário
2007; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 7; Issue: 40 Linguagem: Português
ISSN
2176-6673
Autores Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoNeste artigo iremos discutir a evolucao dos livros didaticos de quimica sob um aspecto mais geral, realcando as principais caracteristicas que um determinado periodo imprime aos livros. Os periodos escolhidos correspondem, a partir de 1930, a vigencia das reformas de ensino que ocorreram ao longo da historia da educacao brasileira. De meados da decada de 30 ate 1960 tivemos uma grande homogeneidade entre os livros, fruto da existencia de programas oficiais seguidos a risca. A decada de 60 apresenta a maior quantidade de livros com abordagens e conteudos diversos, de acordo com o espirito liberalizante e descentralizador da Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional de 1961. O periodo anterior a 1930 foi considerado como um todo, principalmente em funcao da situacao do ensino secundario brasileiro da epoca. As treze reformas desse grau de ensino, levadas a cabo a partir de 1 838, quando entrou em funcionamento o Colegio Pedro II, nao conseguiram alterar o quadro de desorganizacao geral do ensino secundario. A existencia do Colegio Pedro II como modelo para os ginasios das provincias equiparados nao conseguiu impor uma estrutura capaz de fazer frente aos chamados exames preparatorios. que garantiam o acesso aos cursos superiores para qualquer cidadao neles aprovado, independente de ter ou nao cursado um ginasio regular(Moacir, 1936, 1941; Gomes, 1948; Haidar, 1972).
Referência(s)