Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Virtualização de Jogos Educativos: Uma Experiência no Ensino de Matemática

2016; Volume: 24; Issue: 02 Linguagem: Português

10.5753/rbie.2016.24.02.108

ISSN

2317-6121

Autores

Wilk Oliveira dos Santos, Clovis Gomes da Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O uso de jogos digitais na educação já está cunhado como um mecanismo capaz de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, tendo sua aplicação discutida em diversos aspectos. Neste sentido, um dos aspectos abordados atualmente é a Virtualização de Jogos para o ensino, tendo por objetivo criar versões digitais para jogos tradicionais, mantendo os aspectos pedagógicos e psicopedagógicos da versão tradicional do jogo, atrelados as mecânicas contemporâneas dos jogos digitais. Neste contexto, este artigo tem por objetivo apresentar os resultados do processo de Virtualização de Jogos em dois jogos tradicionais usados no ensino de Matemática. Estes jogos foram avaliados em termos de usabilidade e aspectos pedagógicos. Os resultados alcançados permitiram constatar que os jogos foram eficazes como mecanismo de apoio ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos específicos da disciplina de Matemática, bem como o processo de Virtualização de Jogos se mostrou eficaz para virtualizar jogos capazes de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.

Referência(s)