Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Tapetes Musicais Inteligentes: Computação Ubíqua para apoiar a Educação Musical

2016; Volume: 24; Issue: 02 Linguagem: Português

10.5753/rbie.2016.24.02.123

ISSN

2317-6121

Autores

Thiago Marcondes Santos, Mariano Pimentel, Denise Filippo,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Aprender um instrumento musical está associado a horas de prática para aperfeiçoamento técnico e evolução musical do estudante, deixando fora desse processo muitos interessados que não podem se dedicar tanto. A dedicação exigida se deve às características físicas de cada instrumento e sua maneira particular de gerar o som. Com as novas tecnologias advindas com a computação ubíqua, outras formas de se gerar som têm possibilitado outras abordagens para a criação e educação musical. Este artigo descreve uma investigação do uso da computação ubíqua no contexto de sala de aula do ensino fundamental com intuito de promover a aprendizagem e a vivência de conceitos musicais. Num estudo de caso exploratório, realizado em 2 escolas públicas municipais do Rio de Janeiro com 2 turmas de 7o ano do ensino fundamental, o ambiente escolar foi transformado em um laboratório sonoro, cujos sons foram ativados a partir de contatos corporais já conhecidos dos estudantes, como o bater de palmas. Desta forma, a sala de aula se apresenta como instrumento musical coletivo, diminuindo as barreiras técnicas necessárias à execução musical.

Referência(s)