
ILUSÃO DE ÓPTICA: USABILIDADE NO DESIGN DE AMBIENTES
2016; Linguagem: Português
10.5151/despro-ped2016-0419
ISSN2318-6968
AutoresMaria Clara Ribeiro Araújo, Mara Galupo de Paula Penna,
Tópico(s)Multisensory perception and integration
ResumoA ilusão de óptica se traduz como um efeito visual criado pelo cérebro que acaba por distorcer a percepção de quem a observa. Sua base é pautada em aspectos psicológicos, sensoriais e imagéticos e sua aplicação é cabível a diferentes meios e dimensões ópticas. Em paralelo, o design de ambientes prevê a abordagem e aplicação da sinestesia a soluções projetuais, ao passo que a ação de iludir pode tanto associar-se a um de nossos sentidos quanto correlacionar-se sinestesicamente. Este artigo tem por objetivo estudar como a ilusão de óptica pode atingir a interatividade fisiológica e interferir cognitivamente nos usuários de um espaço tridimensional.
Referência(s)