Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ILUSÃO DE ÓPTICA: USABILIDADE NO DESIGN DE AMBIENTES

2016; Linguagem: Português

10.5151/despro-ped2016-0419

ISSN

2318-6968

Autores

Maria Clara Ribeiro Araújo, Mara Galupo de Paula Penna,

Tópico(s)

Multisensory perception and integration

Resumo

A ilusão de óptica se traduz como um efeito visual criado pelo cérebro que acaba por distorcer a percepção de quem a observa. Sua base é pautada em aspectos psicológicos, sensoriais e imagéticos e sua aplicação é cabível a diferentes meios e dimensões ópticas. Em paralelo, o design de ambientes prevê a abordagem e aplicação da sinestesia a soluções projetuais, ao passo que a ação de iludir pode tanto associar-se a um de nossos sentidos quanto correlacionar-se sinestesicamente. Este artigo tem por objetivo estudar como a ilusão de óptica pode atingir a interatividade fisiológica e interferir cognitivamente nos usuários de um espaço tridimensional.

Referência(s)
Altmetric
PlumX