Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Inovação como Estratégia de Diferenciação: Produção de Vinho Kosher no Vale dos Vinhedos

2016; UNIV. REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 14; Issue: 37 Linguagem: Português

10.21527/2237-6453.2016.37.202-230

ISSN

2237-6453

Autores

Suélen Bebber, Ana Paula Graciola, Ariane Vanessa de Oliveira de Souza, Cristine Hermann Nodari, Pelayo Munhoz Oléa, Eric Charles Henri Dorion,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

<p>A inovação proporciona às empresas desenvolvimento, crescimento, bem como aumento dos lucros sustentáveis no mercado competitivo. Inovar constantemente coloca as empresas em posições de liderança, de modo a gerar lucros a partir da diferenciação. Neste cenário, a certificação de produtos <em>kosher</em>, em especial, os vinhos abordados neste estudo, garante que os produtos alimentícios passaram por processos regidos, com diretrizes e regulamentos religiosos que orientam o consumo. Portanto, em meio a esta complexidade, é considerado um produto diferenciado. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi descrever como ocorreram as inovações na produção do vinho <em>Kosher</em> em uma vinícola do Vale dos Vinhedos. Para este estudo foi realizado um estudo de caso, com entrevista em profundidade, baseada em um roteiro básico de entrevista, e com a aplicação da técnica de pesquisa qualitativa, de caráter descritivo. Os resultados mostram que a vinícola busca fontes de conhecimento externas, por meio do contato próximo com os clientes e da sua política comercial, assim como a visão ampla da gestão da empresa em buscar compreender diferentes culturas e proporcionar produtos diferenciados à seus clientes, o que garante alento a inovações e contribue para manter vantagem competitiva.</p>

Referência(s)