Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O CONSUMO ESTÉTICO-SIMBÓLICO DO SOFÁ

2016; Linguagem: Português

10.5151/despro-ped2016-0257

ISSN

2318-6968

Autores

Marco Antonio Magalhães Lima,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Este artigo é parte do trabalho encerrado em março de 2015 que procurou verificar o consumo do sofá da sala por agentes posicionados entre as camadas popular e média baixa no espaço social carioca sob a ótica da dominação simbólica proposta por Bourdieu (1930-2002). Nesse cenário entendemos que simbolicamente esse consumo poderia ser reflexo da expressão individual desses sujeitos ou fruto de um processo coercitivo de inculcação gerado pelas instâncias de legitimação e consagração que atuam no campo de design. Para essa verificação, além da teoria de Pierre Bourdieu, lançamos mão de uma investigação sobre a produção e uso social, no ocidente, dos assentos próximos ao que hoje entendemos ser um sofá, bem como procuramos averiguar como se deu a formação do que chamamos de sala da casa no Brasil. Juntamente a esse aporte teórico realizamos uma pequena pesquisa de campo, de caráter qualitativo, em um primeiro momento com indústrias de sofá, para conhecer como esse produto é elaborado, e, posteriormente, com consumidores, para entender como se dava sua decisão de escolha do sofá. É sobre essa última que tentaremos relatar, de forma sintética, algumas considerações importantes.

Referência(s)