Artigo Acesso aberto Produção Nacional

MURO À VENDA: a mercantilização do graffiti

2016; UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5892/ruvrd.v14i2.3491

ISSN

2236-5362

Autores

Danielle Christine Leite RIBEIRO, Marlusa Gosling, Margarete Diniz Braz SILVA,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

O graffiti é uma representação artística urbana, carregada de grande carga simbólica e que tem sido absorvida pela atividade comercial, suscitando debates na classe. Diante disso, este estudo pretende identificar as possibilidades mercadológicas do graffiti e discutir as articulações simbólicas existentes, a partir do ponto de vista dos profissionais. A análise dos dados coletados permitiu a indicação das possibilidades de inserção no mercado (produto de arte) e a discussão acerca da retirada do graffiti da rua, revelando a necessidade de racionalizar a relação do artista com a obra, sem, no entanto, descaracterizar totalmente o objeto artístico.

Referência(s)