
MURO À VENDA: a mercantilização do graffiti
2016; UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5892/ruvrd.v14i2.3491
ISSN2236-5362
AutoresDanielle Christine Leite RIBEIRO, Marlusa Gosling, Margarete Diniz Braz SILVA,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoO graffiti é uma representação artística urbana, carregada de grande carga simbólica e que tem sido absorvida pela atividade comercial, suscitando debates na classe. Diante disso, este estudo pretende identificar as possibilidades mercadológicas do graffiti e discutir as articulações simbólicas existentes, a partir do ponto de vista dos profissionais. A análise dos dados coletados permitiu a indicação das possibilidades de inserção no mercado (produto de arte) e a discussão acerca da retirada do graffiti da rua, revelando a necessidade de racionalizar a relação do artista com a obra, sem, no entanto, descaracterizar totalmente o objeto artístico.
Referência(s)