Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DESAFIOS DO DESIGN FRENTE AOS NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO: UM OLHAR SOBRE O EMPREENDEDORISMO SOCIAL NO BRASIL

2016; Linguagem: Português

10.5151/despro-ped2016-0167

ISSN

2318-6968

Autores

Felipe Petik Pasqualotto, Eugênio Andrés Díaz Merino, Giselle Schmidt Alves Díaz Merino, Marília Matos Gonçalves,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A partir dos anos 1990 diversas iniciativas que tinham como objetivo o bem social viram nas práticas de mercado a solução para os problemas de financiamento de suas atividades até então . Sob diferentes alcunhas e formas de organização estes empreendimentos possuíam em comum o desejo de associar dois conceitos até então considerados incompatíveis: a geração de impacto social e o lucro. Assim, foi concebido aquilo que é conhecido hoje como Empreendedorismo Social. Uma vez que a prática foi adotada de forma espontânea e empregada na solução de problemas sociais em contextos muito diversos cabe hoje à academia absorver seus preceitos na consolidação deste novo modelo de fazer negócios e na ampliação de seus resultados. Sabendo-se que o Design como área de conhecimento tem se preocupado em contribuir para o desenvolvimento de práticas comerciais mais sustentáveis, é objetivo deste artigo identificar o estado da arte em relação a inserção das práticas denominadas Empreendedorismo Social dentro do campo de conhecimento do Design. No cumprimento deste objetivo foi realizado inicialmente um estudo exploratório no Portal Capes para entender quais os termos mais utilizados nos estudos acadêmicos da área . Uma vez definidos os termos, foi feita uma revisão sistemática em duas conhecidas bases de dados acadêmicos - “Banco de teses e Dissertações – BDTD” (Nacional) e “ProQuest” (Internacional). Na elaboração deste panorama sobre a convergência dos temas foram utilizados os termos “empreendedorismo social” e “design” para determinar onde estão organizados os materiais de estudo da área; como estão organizados e, principalmente, qual a melhor forma de utiliz á-los. Na base de dados internacional Proquest foram encontrados sete (07) trabalhos de relevância e na base nacional BDTD não foram identificados trabalhos de cumprissem os requisitos de busca. A análise destes resultados mostrou um desequilíbrio entre a produção acadêmica nacional e internacional sobre Empreendedorismo Social sob a perspectiva do Design e a falta de transversalidade destas práticas como um to do no meio acadêmico. A partir destas conclusões o trabalho busca incentivar a difusão e consolidação das práticas de empreendedorismo social no Brasil e dentro do campo do Design acreditando que a íntima relação entre as áreas possa ser de extremo usufruto da sociedade como um todo.

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