ENSINO DE CALIGRAFIA CANÔNICA NO BRASIL: ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO E TÉCNICAS UTILIZADAS EM CURSOS INTRODUTÓRIOS

2016; Linguagem: Português

10.5151/despro-ped2016-0225

ISSN

2318-6968

Autores

Carlos Eduardo Brito Novais, Eva Rolim Miranda,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A caligrafia canônica no Brasil, apesar de seu uso e reconhecimento crescentes, tem seu ensino quase sempre ligado a pequenos cursos que acabam por não propiciar um debate sobre técnicas e materiais utilizados, especialmente para pessoas iniciantes do assunto. O presente trabalho lançou um olhar exploratório sobre o campo, buscando compreender como são confeccionados os materiais didáticos e quais recursos e informações são ali inseridos. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa através de questionários online, tendo como público-alvo professores de caligrafia canônica. Os resultados demonstram que não existe uma base única a ser utilizada e que existe uma lacuna para o desenvolvimento de pesquisas e produtos que auxiliem professores da área.

Referência(s)
Altmetric
PlumX