ENSINO DE CALIGRAFIA CANÔNICA NO BRASIL: ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO E TÉCNICAS UTILIZADAS EM CURSOS INTRODUTÓRIOS
2016; Linguagem: Português
10.5151/despro-ped2016-0225
ISSN2318-6968
AutoresCarlos Eduardo Brito Novais, Eva Rolim Miranda,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA caligrafia canônica no Brasil, apesar de seu uso e reconhecimento crescentes, tem seu ensino quase sempre ligado a pequenos cursos que acabam por não propiciar um debate sobre técnicas e materiais utilizados, especialmente para pessoas iniciantes do assunto. O presente trabalho lançou um olhar exploratório sobre o campo, buscando compreender como são confeccionados os materiais didáticos e quais recursos e informações são ali inseridos. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa através de questionários online, tendo como público-alvo professores de caligrafia canônica. Os resultados demonstram que não existe uma base única a ser utilizada e que existe uma lacuna para o desenvolvimento de pesquisas e produtos que auxiliem professores da área.
Referência(s)